Logar...



Menu do Usuário

Enquete

O que você achou do novo site do PPGEE?
 

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje6
mod_vvisit_counterOntem147
mod_vvisit_counterEsta semana1123
mod_vvisit_counterUltima semana3539
mod_vvisit_counterEste mês8026
mod_vvisit_counterUltimo Mês23112
mod_vvisit_counterTodos500694

WebQualis

Banner
Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Home

Oportunidades Canadá - Ciências sem Fronteiras

Canadian Bureau for International Education (CBIE).

O Programa de Bolsas de Estudo Ciência sem Fronteiras busca apoiar os melhores estudantes brasileiros de doutorado e jovens pesquisadores em ciência, tecnologia, engenharia e matemática a experimentar a realização de pesquisa no exterior.

O Canadá é um participante ativo do programa e já acolheu milhares de estudantes de gradução e centenas de alunos de doutorado do Brasil. O CBIE oferece aos estudantes de doutorado pleno e de doutorado sanduíche acesso a centenas de programas acadêmicos e projetos de pesquisa de ponta em mais de 30 universidades canadenses. Nossas instituições e pesquisadores de nível mundial estão interessados em receber mais candidatos de doutorado e  pesquisadores promissores através do programa.

Mais informações visite o sítio do Ciência sem Fronteiras do CBIE:

http://www.cbie-bcei.ca/brasil/doutorado.

 

Oportunidade Vale Institute of Technology - 2014

Vale Institute of Technology (ITV) is a recently established Brazilian multidisciplinary research institution focused on science, technology and innovation with particular emphasis on the exploration of natural resources, mining, habitat conservation and sustainable development. ITV is a non-profit research and postgraduate teaching institution funded by Vale. Vale is one of the world’s main mining companies present in all 5 continents. At ITV we are passionate about creating long-term value and we are committed with leveraging the interaction between company, universities and governmental entities. The research facilities of ITV are located in Belém (Pará) and in Ouro Preto (Minas Gerais). The location of the candidate will be defined based upon his/her expertise and the ongoing projects. 

We have six (6) research fellowships available for young talented researchers for a minimum of 12 and a maximum of 24 months. These fellowships are offered within the Young Talents Program (Atração de Jovens Talentos), granted by the National Counsel of Technological and Scientific Development in Brazil (CNPq). Benefits include: R$ 7.000,00 (about US$ 3.500,00) per month for living expenses and a one time accommodation aid in the same amount. No taxes are charged. Fellows will work on research projects related to big data, software engineering, robotics and other information technology aspects. 

Additional Information: 
Learn more about the ITV and Vale at: 
http://www.vale.com/EN/aboutvale/initiatives/itv/Pages/default.aspx
http://www.vale.com/EN/Pages/Default.aspx

More information about Belém and Ouro Preto can be found at: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Belém
http://en.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto

 

PPGEE chega a marca de 500 Defesas: 100 de Teses de Doutorado e 400 Dissertações

400ª DissertaçãoO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi o primeiro programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica dos nove estados na Amazônia Legal. Neste mês de dezembro, foi defendida pelo Programa a tese de doutorado número 100 e a dissertação de mestrado de número 400. A tese “Modelagem de Sistemas de Detecção de Descargas Atmosféricas na Amazônia” é de Laure Madeleine Dentel, orientada pela profa. dra. Brígida Ramati Pereira da Rocha, e, a dissertação “Novas Ferramentas de Software Livre e Reconhecimento de Fala: Estudos de Casos em Gerencias de Tecnologias da Informação e Aplicativos de Nuvem” é de Bruno Gomes Haick, com orientação do prof. dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior.

O PPGEE iniciou-se com o curso de mestrado em 1986 e doutorado em 1998, com reconhecimento da CAPES em 1999. O Programa está organizado em três áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica, Telecomunicações e Computação Aplicada. O principal objetivo do Programa é a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado dentro das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Com isso, visa a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico e social da Amazônia e do Brasil, com a melhoria da qualidade de vida na região, além de promover a inserção social de seus alunos e egressos.

Decorridos 27 anos do início das atividades de pós-graduação stricto-sensu, o PPGEE, hoje coordenado pelo prof. dr. Evaldo Gonçalves Pelaes, e vice-coordenado pelo prof. dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior, tem mostrado indicadores claros de melhoria, mas ainda há grandes desafios para sua consolidação enquanto Programa de formação e fixação de recursos humanos para atuação na Amazônia.

Histórico - O PPGEE teve sua primeira dissertação de mestrado defendida em 1988 e sua primeira tese em 2001. O PPGEE já chegou a marca de 500 defesas, formando, até esta data, 400 mestres e 100 doutores. O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPA vem apresentando também uma produção cientifica relevante com participação destacada em periódicos qualificados, conferências nacionais e internacionais e patentes/pedidos de proteção em projetos em parceria com empresas o que reflete o conceito 5 na avaliação trienal da CAPES.

"Para um curso alcançar nota 5 na capes, há vários itens que ele tem que atender. Um dos principais é a produção científica, que deve ser alta.  Aqui, nós temos uma cultura de incentivo e esforço voltada à produção científica. Mas sabemos que, para um curso crescer, não depene só dos professores orientadores, mas também dos próprios alunos. Ou seja, é um esforço conjunto, em uma relação professor e aluno. Por isso, agradecemos a nossos professores e pesquisadores que se empenharam em seus trabalhos. Não foi fácil, já que como é um número muito pequeno de cursos que tem uma nota alta, a concorrência é muito alta”, afirma Evaldo Pelaes.

Parcerias - Atualmente, o Programa tem aprovado um crescente números de projetos de pesquisa e desenvolvimento, em especial financiados pelos fundos setoriais de energia, de informática e de telecomunicações, e pelas agências de fomento. Isso tem permitido firmar diversos convênios com empresas como as Centrais Elétricas do Norte do Brasil - ELETRONORTE; Alumínio Brasileiro S.A. – ALBRAS, Centrais Elétricas do Pará – CELPA , ERICSSON, VALE, BRASILSAT, PETROBRAS, Transmissoras Brasileiras de Energia - TBE, entre outros. Além disso, O PPGEE tem vários convênios internacionais com empresas e Instituições, o que tem facilitado a ida de discentes para a realização estágio no exterior.

 

Calendário Acadêmico

Banner

Histórico

Banner

Financiadores

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner