Mestrado/Doutorado

 

Área de Concentração: Computação Aplicada

Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas Distribuídos

Ementa: Motivação à avaliação de desempenho de sistemas computacionais distribuídos: finalidade, aplicabilidade, parâmetros considerados (dados de entrada e medidas de desempenho). Taxonomia das técnicas de avaliação de desempenho: aferição e modelagem. Técnicas de modelagem: redes de filas, redes de Petri e Statcharts. Soluções analíticas: visão geral dos processos estocásticos; processos Markovianos (Cadeias de Markov a tempo discreto e a tempo contínuo); teoria de filas (definições, notações, distribuições de probabilidades, casos particulares M/M/1, redes de Jackson, BCMP, decomposição hierárquica e limites de desempenho). Solução por simulação: natureza discreta e contínua; orientações a atividades, a eventos e a processos; etapas de uma simulação; linguagens e ferramentas para simulação; simulação distribuída (protocolos otimistas e conservativos). Estudos de casos.

Computação Evolucionária

Ementa: Introdução e conceitos fundamentais de sistemas evolucionários (Evolução e Seleção Natural). Algoritmos Genéticos: conceitos, modelagem e aplicação. Estratégias Evolutivas: fundamentação teórica, exemplos de aplicação. Programação Evolucionária: conceitos, fundamentação e aplicação. Outros Algoritmos Evolutivos (Evolução Diferencial, Algoritmos Culturais). Algoritmos Híbridos. 

Estudos Especiais

Ementa: Ementa variável de acordo com o tema abordado.

Inteligência Computacional (Obrigatória)

Ementa: Considerações iniciais da área de Inteligência computacional. Inteligência computacional simbólica. Inteligência computacional conexionista. Inteligência computacional evolucionária. Inteligência computacional probabilística. Redes neurais artificiais. Modelo do Neurônio, Topologias de redes neurais artificiais. Sistemas Fuzzy: conjuntos nebulosos. Conjunto de regras Fuzzy. Algoritmos genéticos. Redes Bayesianas. Aplicações da inteligência computacional.

Mineração de Dados

Ementa: Considerações iniciais da área de mineração de dados, objetivos, características e aplicações. Análise e pré- processamento de dados. Tarefas de mineração de dados: classificação, agrupamento, associação e predição. Principais técnicas: Árvores e regras de decisão, regras de associações, redes neurais, redes bayesianas e clusterização etc Conteúdo Programático: Considerações iniciais; Processo de descoberta de conhecimento em base de dados; Pré-processamento de dados; Conceitos básicos de mineração de dados; Principais tarefas de mineração de dados; Princípios básicos e aplicações dos principais algoritmos de mineração de dados: árvores e regras de decisão, regras de associações, redes neurais, redes bayesianas e clusterização etc; Análise e interpretação dos resultados; Elaboração e apresentação de projetos.

Otimização de Sistemas

Ementa: Fundametos de otimização. Funções ojetivo e restrições. Programação linear: algorítimo simplex e suas variações, algorítimos de transportes, alocação de recursos e métodos de decomposição. Programação não lineaar irrestrita:linearização, direções viáveis. Método do gradiente. Método de Newton. Métodos Quasi-Newton. Método das penalidades. Programação não linear restrita: multiplicadores de Lagrange, otimalidade de Kuhn-Tucker. Programação multiobjetivo. Métodos de busca. Programação inteira: linear e não linear.

Processos Estocásticos (Obrigatória)

Ementa: Teoria da Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Seqüência de Variáveis Aleatórias. Tipos de Convergência. Lei dos Grandes Números. Processos Estocásticos. Estacionariedade. Autocorrelação. Correlação Cruzada. Densidade Espectral. Processos Gaussiano. Processos de Poisson e Markov. Sistemas Lineares com Entradas Aleatórias. Filtragem. Predição e Estimação.

Realidade Virtual

Ementa: Definição e Caracterização de Realidade Virtual: Sistemas de Realidade Virtual, Visão Geral de Realidade Virtual, Dispositivos de Realidade Virtual, Ferramentas Para Criação de Realidade Virtual, Aplicações de Realidade Virtual. Princípios de Computação Gráfica para Realidade Virtual: Programação Gráfica 3D, Modelamento Geométrico, Transformações Geométricas, Transformações de projeção, Interação e Animação, Iluminação e Textura.

Redes de Computadores (Obrigatória)

Ementa: Arquitetura TCP/IP e OSI, Camada de aplicação, Camada de transporte, Camada de rede, Camada de enlace, Camada física, Simulação de protocolos e redes de computadores, Aplicações multimídia em rede. Novas tecnologias em redes de computadores. Tendências e Desafios para Redes de Computadores

Redes Neurais

Ementa: Introdução as Redes Neurais Artificiais. Representação e aquisição do conhecimento: o estudo do conhecimento em redes neurais, aprendizagem em redes neurais, estratégias de aprendizado, tarefas de aprendizado e regras de aprendizado. Paradigmas (modelos) conexionistas: Perceptron, Adaline, Perceptron de múltiplas camadas, Redes de Base Radial e Mapas Auto-Organizáveis de Kohonen. Implementação e Aplicações de Redes Neurais.

Redes Ópticas

Ementa: Tecnologia de sistemas ópticos: fibras ópticas; componentes ópticos e modulação e demodulação em sistemas ópticos. Redes ópticas: redes ópticas de primeira geração; redes de seleção e distribuição; redes com roteamento de comprimento de onda; topologia virtual de redes ópticas; controle e gerência de redes ópticas; redes de acesso e redes fotônicas com chaveamento de pacotes. Estudo de casos.

Tecnologias de Redes de Acesso

Ementa: Introdução às redes de acesso. Redes de acesso cabeadas: Redes xDSL. Redes PLC. Redes de acesso por fibra óptica. Cabo coaxial. Redes híbridas com fibra óptica (FFTx, HFC). Redes de Acesso Sem Fio: Wireless LAN. Sistema móvel celular (UMTS/LTE). Redes de acesso por satélite. Redes híbridas fibra-rádio (RoF), fibra-wireless (FiWi).

Tópicos Especiais em Computação Aplicada

Ementa: Conteúdo variável

Tópicos Especiais em Computação Aplicada: Redes 5G

Ementa: Conceitos gerais; Desafios atuais e futuros das comunicações sem fio; Mecanismos e efeitos de propagação; Modelos empíricos e estatísticos do canal sem fio;Novas tecnologias de comunicações sem fio – Celular 5G;Tecnologias de Transporte; e Técnicas de planejamento de redes sem fio móveis e nômades

 

Área de Concentração: Sistemas de Energia Elétrica

Análise de Sistemas Elétricos de Potência (Obrigatória)

Ementa: Análise de Defeitos em Sistemas de Potência. Curtos-circuitos e Aberturas Monopolar e Bipolar. Cálculo Digital de Fluxo de Potência. Técnicas de Esparsidade. Principais Métodos de Solução de Fluxo de Potência. Aplicações Computacionais.

Controle Digital de Sistemas (Obrigatória)

Ementa: Características de resposta temporal. Estabilidade de sistemas discretos. Projeto de controladores digitais no domínio z. Controladores digitais baseados em controladores analógicos. Controladores RST. Sistemas com perturbações determinísticas e estocásticas. Controladores de variância mínima. Controle adaptativo auto-ajustável. Sistemas discretos no espaço de estados. Projeto de controladores digitais no espaço de estados pelo método LQR. Projeto de estimador/fusor de estados por filtro de Kalman. Controlador LQG.

Controle Robusto de Sistemas Multivariáveis

Ementa: Normas para Sinais e Sistemas. Conceitos Básicos. Incertezas e Robustez. Estabilização. Restrições de projeto. Obtenção de curvas de resposta em freqüência adequadas (loopshaping). Loopshaping avançado. Casamento de modelos. Projeto para desempenho. Otimização da margem de estabilidade. Projeto para Desempenho Robusto.

Descargas Atmosféricas

Ementa: O escopo dessa disciplina é dar ao aluno uma compreensão física dos fenômenos associados às descargas elétricas na atmosfera terrestre. A detecção e localização dessas descargas por meio de sistemas eletromagnéticos em diversas bandas de freqüência de operação. A proteção dos seres vivos, edificações, sistemas elétricos e de comunicações.

Dinâmica e Controle de Sistemas de Potência

Ementa: Estrutura e características dos sistemas de potência. Aspectos básicos da dinâmica e controle. Teoria e modelagem da máquina síncrona. Transformação de Park. Modelos de fluxo e corrente. Equações das tensões. Modelos no espaço de estados. Representação P.U. Circuitos equivalentes. Indutâncias e constantes de tempo em regime permanente, transitório e subtransitório. Características de desempenho em regime transitório e permanente. Saturação magnética. Modelo linearizado. Diagramas de blocos. Representação no espaço de estados. Sistemas de excitação característica. Tipos de sistemas de excitação. Características de desempenho. Modelagem dos sistemas de excitação. Conceitos básicos sobre modelagem de cargas. Modelos de Motores de Indução. Modelos de Motores síncronos. Máquinas primárias. Sistemas supridores de energia: turbinas hidráulicas e sistemas reguladores. Turbinas à vapor e sistemas reguladores. Controle de potência ativa e da freqüência. Controle da potência reativa e da tensão. 

Eficiência Energética (Obrigatória)

Ementa: Introdução: por que uso eficiente de energia? Panorama energético mundial. Panorama energético brasileiro: estado atual e perspectivas. Energia e desenvolvimento. Energia e meio ambiente. 2.Usos finais de energia: iluminação, força motriz. Circuitos elétricos de distribuição de energia elétrica. 3.Fundamentos da análise econômica para programas de eficiência energética de energia. Medição e Verificação. Retorno de investimentos. Fluxo de caixa. 4.Gerenciamento pelo lado da demanda. O que é GLD? O planejamento integrado de recursos o gerenciamento pelo lado da demanda. Estudo de caso no Brasil e exterior. 5.Programas de eficiência energética: opções tecnológicas. Iniciativas de eficiência energética. Marketing de eficiência energética. Previsão de impacto de programas de eficiência energética. Tarifas, custos dos programas de eficiência energética. 6.Uso eficiente de energia em edifícios. RTQ. Controle e gerenciamento da demanda. Índices de eficiência energética. 7.Legislação: Normas. Políticas públicas. O PROCEL e suas realizações. Experiências no exterior.

Estabilidade de Sistemas de Potência (Obrigatória)

Ementa: Conceitos básicos sobre Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência. Classificação dos Estudos de Estabilidade. Representação da máquina síncrona em estudos de estabilidade. Estabilidade para pequenas Pertubações. análise modal sistema máquina barra infinita e sistemas multimáquinas. estabilizadores de sistemas de potência conceitos básicos sobre estabilidade transitória. métodos numéricos para análise de estabilidade transitória. simulação da resposta dinâmica do sistema de potência. estudos de caso. métodos diretos para análise da estabilidade transitória. métodos de melhoria da estabilidade transitória. estabilidade de tensão. conceitos básicos. colapso de tensão. análise da estabilidade de tensão. análise da estabilidade de tensão Indicadores de proximidade. Prevenção do colapso de tensão.

Estudos Especiais

Ementa variáel de acordo com o tema abordado.

Geração Eólica

Ementa: 1 -Conceitos de Geração Distribuída. 2 -Tecnologia em Geração Distribuída (Energia eólica; Turbinas a gás). 3 - Aplicação de Geradores para Geração Distribuída i. Geradores Síncronos e Assíncronos em esquemas de Velocidade Fixa e Variável; ii Geradores com Integração à rede Elétrica via Conversões estáticos; iii. Para diferentes níveis de integração da Geração Distribuída; iv. Com conexão ou não ao sistema interligado, verificando a necessidade de dispositivos de controle. v. Geradores sem dispositivos de controle, 4-Modelos Dinâmicos Adequados à Representação de Geradores Eólicos em Esquemas de Geração Distribuída 5-Impacto da Geração Distribuída na Estabilidade de Pequenas e Grandes Perturbações em Sistemas Elétricos de Potência. 6- Aspectos Normativos; situação no Brasil.

Impactos da Geração Distribuída em Sistemas de Energia Elétrica

Ementa: Definição, motivação e obstáculos. Tecnologias de geração distribuída: geração eólica, geração fotovoltaica, PCH, geração térmica, veículos elétricos, sistema de armazenamento de energia. Normas e padrões de acesso da geração distribuída: IEEE Std, resolução normativa nº 482, PRODIST, normas técnicas. Aspectos construtivos e operacionais de geradores distribuídos: geradores síncronos, geradores de indução e geradores conectados via conversores eletrônicos. Modelagem e controle de geradores distribuídos: Representação de geradores distribuídos para estudos em regimes permanente e dinâmico. Reguladores de tensão e de velocidade. Controle vetorial. Impactos técnicos da geração distribuída: Variações no perfil de tensão. Interações com reguladores de tensão. Sobretensões nas fases sãs durante falta monofásica. Influência da ligação do transformador da GD. Ilhamento. Religamento automático. Contribuição à corrente de curtocircuito. Interações com dispositivos de proteção. Estabilidade angular. Estabilidade de tensão. Capacidade de sobrevivência a afundamentos de tensão.

Introdução às Energias Renováveis (Obrigatória)

Ementa: A Importância da Energia. Tipos e Fontes de Energia e seus impactos ambientais. Energia Solar. Energia Eólica. Energia Hidráulica. Energia da Biomassa. Energia do Hidrogênio. Sistemas Híbridos.

Modelagem e Identificação de Sistemas Dinâmicos

Ementa: Introdução, conceitos, classificações, principais métodos e técnicas usadas em modelagem e identificação; modelos de sistemas lineares invariantes no tempo; modelos para sistemas não-lineares e variantes no tempo; métodos não paramétricos no domínio do tempo e no domínio da freqüência; métodos de estimação paramétrica recursiva e não recursiva; técnicas de validação dos modelos; aspectos práticos e implementações.

Modelagem e Simulação Discreta de Sistemas

Ementa: Compreender os conceitos envolvidos na modelagem e simulação discreta de sistemas. Modelar e simular em ambientes computacionais situações reais da produção de produtos e serviços para apoiar a tomada de decisão em relação a diferentes cenários. Título e Discriminação das Unidades: 1. Unidade 1 – Introdução à simulação 1.1 – Natureza e características da simulação 1.2 – Tipos de simulação: contínua, discreta, dinâmica. 1.3 – Mecanismos de avanço do tempo da simulação discreta 1.4 – Metodologia de simulação 2. Unidade 2 – Revisão de probabilidade e estatística. 2.1 – Distribuições de probabilidade discretas e contínuas. 2.2 – Estimação de parâmetros, intervalo de confiança e teste de hipóteses. 2.3 – Testes de aderência de dados. 2.4 – Números aleatórios. 3. Unidade 3 – Modelagem de sistemas discretos 3.1 – Construção de modelos conceituais. 3.2 – Verificação e validação de modelos. 3.3 – Dimensionamento de corridas de simulação. 4. Unidade 4 – Simulação computacional de Sistemas Discretos. 4.1 – Principais simuladores de eventos discretos. 4.2 – Apresentação das funções de um simulador. 4.3 – Condução de simulações de sistemas reais.

Otimização de Sistemas

Ementa: Fundamentos de otimização. Funções objetivo e restrições. Programação linear: algorítimo simplex e suas variações, algorítimos de transportes, alocação de recursos e métodos de decomposição. Programação não linear irrestrita:linearização, direções viáveis. Método do gradiente. Método de Newton. Métodos Quasi-Newton. Método das penalidades. Programação não linear restrita: multiplicadores de Lagrange, otimalidade de Kuhn-Tucker. Programação multiobjetivo. Métodos de busca. Programação inteira: linear e não linear.

Planejamento Energético

Ementa: Conceituação, Histórico e Metodologias. Energia e Economia. Aspectos Políticos e Institucionais. Planejamento Nacional e Planejamento Regional. Balanços Energéticos, Diagnósticos Energéticos e Análises Prospectivas. Levantamentos de Campo e Bancos de Dados sobre Energia. Modelos Matemáticos. Prática Atual e Perspectivas Futuras. 

Qualidade da Energia em Sistemas de Potência

Ementa: Qualidade da Energia e Qualidade da Tensão. Oscilações de Tensão. Causas e Esquemas de Proteção. Sobretensões Transitórias. Distorção Harmônica. Fontes Geradoras de Harmônico. Filtros. Oscilações de Tensão de Longa Duração. Monitoração da Qualidade da Energia.

Sistemas Fotovoltáicos

Ementa: Conversão Fotovoltáica. Acessórios de sistemas fotovoltáicos. Projetos de sistemas fotovoltáicos. Características de sistemas isolados e interligados. Instalações de sistemas fotovoltáicos. Extra: A importância da energia. Tipos de energia. Fontes de energia. Impactos Ambientais. Energia Solar. Radiação Solar. Solarimetria.

Sistemas Fuzzy

Ementa: Introdução. Conjuntos fuzzy. Relações fuzzy e o Princípio da extensão. Variáveis linguísticas e regras fuzzy Se-Então. Lógica fuzzy. Base de regras fuzzy e máquina de inferência fuzzy. Fuzzificação e defuzzificação. Sistemas fuzzy como mapeamento não-linear. Projeto de sistemas fuzzy a partir de dados de entrada-saída

Teoria de Sistemas Lineares (Obrigatória)

Ementa: Introdução aos sistemas dinâmicos e sistemas de controle. Descrição de sistemas dinâmicos contínuos e discretos (função de transferência, variáveis de estado, SISO e MIMO). Revisão de álgebra linear. Transformação de similaridade. Solução de equações de estado. Estabilidade entrada-saída, interna e equação de Lyapunov. Relação entre pólos e autovalores. Conceito de zeros no caso MIMO. Controlabilidade, Observabilidade, representações canônicas, estabilização e detectabilidade. Realização de matrizes função de transferência e realização mínima. Realimentação de estados (SISO e MIMO). Os problemas de regulação, seguimento de referência, rejeição de perturbações. Controle LQR. Observador de estados (ordem completa e reduzida) e princípio da separação. Filtro de Kalman e controle LQG.

Turbinas Eólicas e Máquinas Elétricas

Ementa: Aspectos Gerais do Uso de Aerogeradores. Tipos de Turbinas Eólicas. Análise de Desempenho de Aerogeradores sob Condições de Carga Diversas. Projeto do Rotor Eólico. Relações de Potência e Controle de Velocidade. Critérios de Segurança para Turbinas Eólicas. Análise Acústica. Integração com o Sistema Elétrico. Máquinas de Corrente Continua. Máquinas Síncronas e Assíncronas. Controle de Tensão e Freqüência.

Tópicos Especiais em Sistemas de Energia Elétrica

Ementa: Conteúdo variável

 

Área de Concentração: Telecomunicações

Eletromagnetismo Avançado (Obrigatória)

Ementa: Equações de Ondas e Soluções. Propagação de Ondas e Polarização. Reflexão e Transmissão de Ondas. Potenciais Vetores Auxiliares; Construção de Soluções; Equações de Irradiação e Espalhamento. Princípios e Teoremas em Teoria Eletromagnética. Espalhamento. Funções de Green: Problema de Sturm-Liouville; Funções de Green Bidimensionais; Identidades e Métodos em Funções de Green; Funções de Green para a Equação escalar de Helmholtz. Funções Diádicas de Green.

Estudos Especiais

Ementa: Ementa variável de acordo com o tema abordado.

Métodos Numéricos para Eletromagnetismo

Ementa: Método FDTD – Método de Euler para Solução de EDOs com condições Iniciais; Problemas de Contorno. Diferenças Finitas e soluções numéricas das equações de Maxwell; Malha retangular (discretização do espaço com a célula de Yee); Discretização do Tempo e o esquema Leap-Frog; Modelagem de Materiais lineares e não dispersivos; Modelagem de Metais; Excitação por corrente e voltagem Técnicas de truncagem (UPML e CPML); Análise de precisão, estabilidade e de convergência; Modelagem de Materiais dispersivos; implementação computacional; Modos: TMz e Tez; Solução de problemas em 1D, 2D e 3D. Método RPIM - Interpolação de funções escalares através bases radiais; Discretização sem malha (geometrias diversas - não retangulares); Modelagem de Materiais; Excitação por corrente e voltagem; implementação computacional; Técnicas de truncagem (CPML); Solução de problemas em 2D.

Nanoeletrônica e Nanofotônica

Ementa: Estruturas Cristalinas - Redes de Bravais. Células unitárias, primitivas e de Wigner- Bases. Estruturas Cristalinas. Exemplos.Rede Recíproca- Definição. Zonas de Brillouin, Difração de raios-X.Elétrons em Sólidos- 0 gás de elétrons livres. Potencial cristalino, Teorema de Bloch e suas consequências. Modelo de elétron quase-livre. Modelo "tight-binding".Dinâmica de Elétrons em Sólidos- Modelo de Drude. Dinâmica semi-clássica. Buracos. Massa efetiva.Vibrações Cristalinas - Vibrações clássicas, aproximação harmônica, modos normais. Quantização (fônons). Propriedades térmicas, modelos de Einstein e Debye.Semicondutores - Propriedades eletrônicas e óticas. Éxcitons. Dopagem, impurezas doadoras e aceitadoras, modelo hidrogenóide. Junção p-n. Magnetismo - Diamagnetismo. Paramagnetismo em isolantes: regras de Hund, Lei de Curie Paramagnetismo de Pauli em metais. Interação de troca: ferromagnetismo e antiferromagnetismo. Mágnons. Modelos de Ising e Heisenberg. Supercondutividade - Fatos experimentais. Termodinâmica. Teoria de London, comprimento de penetração. Comprimento de coerência. Supercondutores tipo 1 e tipo 11. Quantização do fluxo, efeito Josephson. Pares de Cooper e Teoria BCS (aspectos qualitativos). Supercondutores de alta Tc.Quantização dimensional- Poços, lineas e pontos quanticos e suas aplicações na eletronica e ótica Photonic band-gap materiais e dispositivos. Nano-tubos de carbono e suas propriedades eletronicas e oticas- Teoria geral. Dispositivos eletronicos e opticos baseados em nano-tubos de carbono. Dispositivos de um eletron.

Óptica Integrada e Dispositivos Ópticos

Ementa: 1. Fundamentos de óptica integrada, estrutura de uma guia de onda; 2. Equações de Maxwell, formação dos modos guiados, guias de onda slab e retangulares, guias de onda ARROWS; 3. Teoria dos modos acoplados: Equações dos modos acoplados, coeficientes de acoplamento; 4. Dispositivos ópticos: a. Acopladores direcionais, b. Filtros ópticos, c. Anéis Ressonantes, d. Interferômetro Mach-Zehnder, e. Redes de Bragg, f. Arrayed Waveguide Gratings (Multiplexação por comprimento de onda - WDM).

Processamento Digital de Sinais (Obrigatória)

Ementa: Sistemas e sinais discretos no tempo. Equação diferença. Amostragem e reconstituição de sinais de banda limitado. Processamento de sinais discretos. Transformada Z. Sistemas discretos invariantes no tempo. Análise de estrutura de sistemas discretos. Filtros FIR e IIR. Técnicas de projetos de filtros digitais. Transformada Discreta de Fourier. Transformada Rápida de Fourier. Transformada Discreta de Hilbert. Filtros Digitais e Outras Aplicações.

Processos Estocásticos (Obrigatória)

Ementa: Teoria da Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Seqüência de Variáveis Aleatórias. Tipos de Convergência. Lei dos Grandes Números. Processos Estocásticos. Estacionariedade. Autocorrelação. Correlação Cruzada. Densidade Espectral. Processos Gaussiano. Processos de Poisson e Markov. Sistemas Lineares com Entradas Aleatórias. Filtragem. Predição e Estimação.

Rádio Propagação em Sistemas Móveis

Ementa: 1-Introdução a Radiopropagação. 2-Fundamentos da Propagação em VHF e UHF. 3-Propagação sobre Terrenos Irregulares. 4-Propagação em áreas urbanizadas. 5-Caracterização do Fenomeno do multipercurso. 6-Caracterização do canal de rádio propagação: Parâmetros de dispersão do canal. 7-Outros canais radio Moveis. 8-Simulação, amostragem e  set–up de Medidas.

Redes Móveis

Ementa: Tecnologia de transmissão: antenas e propagação de sinais; modulação, demodulação e multiplexação em sistemas wireless e spread spectrum. Estudo de sistemas e redes móveis: comunicação móvel celular; UMTS e IMT- 2000; sistemas de satélite; wireless LAN e wireless ATM. Tecnologias e Protocolos para mobilidade: camada de rede e de transporte de redes móveis; WAP; WWW; WML e telefonia IP. Estudo de casos.

Redes Ópticas

Ementa: Tecnologia de sistemas ópticos: fibras ópticas; componentes ópticos e modulação e demodulação em sistemas ópticos. Redes ópticas: redes ópticas de primeira geração; redes de seleção e distribuição; redes com roteamento de comprimento de onda; topologia virtual de redes ópticas; controle e gerência de redes ópticas; redes de acesso e redes fotônicas com chaveamento de pacotes. Estudo de casos.

Tecnologias de Redes de Acesso

Ementa: Introdução às redes de acesso. Redes de acesso cabeadas: Redes xDSL. Redes PLC. Redes de acesso por fibra óptica. Cabo coaxial. Redes híbridas com fibra óptica (FFTx, HFC). Redes de Acesso Sem Fio: Wireless LAN. Sistema móvel celular (UMTS/LTE). Redes de acesso por satélite. Redes híbridas fibra-rádio (RoF), fibra-wireless (FiWi).

Teoria da Informação

Ementa: Medidas de informação. Codificação de fontes discretas. Entropia. Compressão de dados. Canais discretos sem memória. Canais ruidosos. Capacidade de Canal. Entropia diferencial. Canal Gaussiano. Teoria da taxa e distorção. Códigos de Blocos Lineares. Códigos Lineares Cíclicos. Códigos BCH. Códigos de Reed Solomom. Códigos Turbo.

Teoria das Antenas

Ementa: Integrais de radiação e funções potências auxiliares. Antenas Lineares e Circulares, Arranjos: Linear, planar e circular. Métodos para Otimização de Arranjos. Método dos Momentos: aplicações em antenas. Antenas independentes da Freqüência e miniaturização de antenas: Teoria Escalar da Difração, Radiação por Aberturas; Efeitos da Lei de Iluminação e dos Erros de Fase. Teoria Vetorial da Difração. Aproximação da Ótica Física. Métodos de Cálculos da Integral de Radiação. Cornetas Setorias e Piramidais. Análise e Síntese de Refletores Assimétricos e Off-set, Simples e Cassegrain. Antenas de Satélite para Sistemas Móveis. Antenas para Sistemas Móveis Terrestres. Antenas de Microfilmas Introdução as Antenas. Parâmetros Fundamentais de Antenas. Integrais de Radiação e Funções Potenciais Auxiliares. Capítulo 4: Método dos Momentos: Aplicações em Antenas. Antenas Lineares. Antenas de Quadro. Arranjos de Antenas. Tópicos Complementares: Antenas de Banda Larga, Antenas Independentes da Frequência, Miniaturização de Antenas e Antenas Fractais, Antenas de Abertura, Antenas Corneta, Antenas de Microfita, Antenas Refletor, Antenas inteligentes, Nanoantenas.

Trasmissão Digital

Ementa: Conceitos básicos (BER, SNR, etc.). Modulação por amplitude: Sistemas AM, PAM e QAM. Canais: Modelos e simulações. Receptores ótimos e análise de desempenho. Sistemas multiportadora (DMT e OFDM). Aplicações em comunicações sem fio 2G e 4G, transmissão em fibra e DSL

Tópicos Especiais em Telecomunicações

Ementa: Conteúdo variável